Não é permitido utilizar imagens deste face sem autorização do proprietário.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Cultura de Fronteiras. FESTIVAL DO MOQUEIO [ilha do Mosqueiro / Belém-PA]‏

  • Jose Varella - Jotazeka@gmail.com





  • Para coletivo-da-academia-do-peixe-frito@googlegroups.com, jcsoliveira_uema@hotmail.com
    De:Jose Varella (jotazeka@gmail.com)
    Enviada:segunda-feira, 13 de junho de 2011 22:16:37
    Para: coletivo-da-academia-do-peixe-frito@googlegroups.com
    Cco:
    jcsoliveira_uema@hotmail.com



    A Ilha do Mosqueiro, sem dúvida, é a mais importante do Arquipélago do Guajará. No passado foi o principal balneário onde a elite paraense teve aí a sua Paraty apenas ligada pela linha de navio Mosqueiro-Soure hoje relegada ao passado. Com o advento do rodoviarismo desvairado a "frota branca" do SNAPP (depois Enasa) foi a primeira vítima. A elite responsável por tais desvios migrou para Salinas (que passou a ser chamada, com ares burgueses, Salinópolis) e as ilhas do Guajará e Marajó ficaram ainda mais isoladas pelas águas.

    Mosqueiro, entretanto, teve que suportar o equívoco da rodovia Belém-Mosqueiro passando por um desvio inexplicável (dizem que de fato o Mosqueiro foi apenas pretexto para valorizar terrenos então isolados pela BR). Quando deveria ser integrado ao Outeiro e Icoaraci com menor custo de infra-estrutura e pela metade de tempo de viagem.

    Não são águas passadas... Refletir o passado ajuda a prevenir os mesmos erros no futuro. Por certo o Município de Belém precisa CRESCER não no sentido "aéreo" dos edifícios criando ilha de calor no centro urbano, porém numa melhor distribuição social do espaço. A 'favelização' do Mosqueiro - Caratateu - Icoaraci pode ser enfrentada pela cultura criativa das comunidades em integração solidária com o Poder Público Federativo (União, Estado e Município) e a responsabilidade socioambiental do setor privado. Daí a valorização da paisagem cultural ribeirinha, com o arquipélago do Guajará polarizado pelo eixo Icoaraci-Mosqueiro e integrado à reserva da biosfera Marajó, deve ser orientada por critérios recomendados pela Cátedra da UNESCO (instalada no campus do Guamá, NAEA/UFPA).

    Eis abaixo interessante projeto de Festival que pode congregar diversos atores neste sentido, notadamente o Instituto Cultural Extremo Norte e o grupo da Academia do Peixe Frito.

    Vamos ao Moqueio?

    http://festivaldomoqueiodailhadomosqueiro.blogspot.com

    --
     Para retirar seu e-mail desta lista avise-me, por favor, ou indique outro endereço. Obrigado.


    © Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais.

    visite:
    www.museudomarajo.com.br
    www.dalcidiojurandir.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário